(21) 97000-3002 | (21) 3844-1111 ou 3844-2222
Problemas comuns em notebooks

Problemas comuns em notebooks

Quais são os problemas mais comuns em notebooks? A SimConserta te explica!

O uso de notebooks tem sido cada vez mais comum com o passar do tempo. Muito mais práticos que os computadores de mesa, podem ser transportados para todos os lugares com facilidade. Por isso, acabam se tornando a principal escolha dos usuários em detrimento dos desktops.

No entanto, possuem a característica de serem computadores mais frágeis, e também mais expostos a riscos. E com o passar do tempo, os aparelhos costumam apresentar problemas comuns de notebooks, e que são bastante recorrentes.

Dentre eles os mais recorrentes são: defeitos na placa mãe, no HD, superaquecimento, tela, etc. Diferentemente de um computador de mesa, o notebook é compacto. Por isso, torna-se mais complicado realizar testes de funcionamento em cada peça separadamente.

Problemas comuns em notebooks – saiba tudo sobre eles!

problemas comuns em notebooks

Problemas na placa mãe

Antes de tudo, é preciso entender o que é a placa-mãe (motherboard). Ela é um componente que se encontra em todos os computadores (desktop ou notebook). É nela em que se conectam todas as outras peças que compõem o aparelho, fazendo a comunicação entre todas elas.

Apesar de ser uma das peças mais importantes, é a placa-mãe que na maioria das vezes vem a falhar. E quando ela falha, é provável que acabe ocasionando defeitos também em outros componentes, já que todos estão interligados a ela de alguma forma.

Um dos principais problemas da placa-mãe em um notebook é a temperatura. O calor pode prejudicar o desempenho de qualquer aparelho eletrônico. Uma medida que evita que a placa mãe sofra com altas temperaturas, é deixar o gabinete em ambiente bem ventilado, evitando o superaquecimento da placa.

Outro fator que pode ser crucial para a vida útil da placa mãe é um curto circuito. Eles podem ser causados por uma ligação física entre a placa-mãe e as estruturas metálicas que a suportam no gabinete. Isso ocorre quando os fios estão desencapados, ou cabos soltos sobre a placa de circuito impresso, que é a placa onde fixam-se os componentes eletrônicos da placa mãe. Caso uma placa esteja em curto, existe a possibilidade dela não ligar, ou apresentar travamentos durante o uso do notebook. Em situações extremas o curto pode queimar algum componente importante, inutilizando a placa definitivamente.

Poeira

Assim como a temperatura, a poeira é outra inimiga de um notebook. Em excesso, pode afetar o dispositivo, pois impede que o sistema de resfriamento funcione. Assim, causando superaquecimento das peças, consequentemente prejudicando o desempenho do notebook.

Para realizar o procedimento de limpeza do dispositivo de resfriamento, o primeiro passo é desligar o notebook, inclusive da tomada. Em seguida, deve-se abrir a parte de baixo do aparelho. Depois de aberto, localize o dispositivo de resfriamento. Esse dispositivo possui a aparência de um ventilador, possuindo hélices que são as responsáveis pela circulação de ar. Desparafuse o dispositivo, para que, assim, possa limpá-lo de forma mais simples. A limpeza deverá ser feita com um espanador ou pincel que faça a mesma função, ou pano seco. Dessa forma, você conseguirá se livrar do excesso de resíduos, que acaba sendo um dos problemas mais comuns dos notebooks que chegam nas assistências técnicas.

Problemas no HD

O disco rígido, ou HD, como é mais conhecido, tem o papel de armazenar todos os dados do aparelho. Por ser uma peça frágil, costuma apresentar falhas ao longo do tempo. Os problemas mais frequentes relacionados ao disco rígido costumam ser causados por mau uso, ou quando o HD já possui muito tempo de uso.

Para se prevenir de problemas que possam ocorrer com o HD, é recomendado evitar transportar o aparelho ligado. Quedas também costumam ser fatais ao disco rígido, causando a perda de dados armazenados. Um HD que sofre com estes hábitos prejudiciais, aos poucos começará a apresentar falhas. Entre elas, por exemplo, a famosa tela azul, e constantes ocorrências de arquivos corrompidos.

Problemas na tela

A tela de um notebook também é uma peça frágil, principalmente as de touch screen. Por isso, é necessário que o usuário tenha o máximo de cuidado no manuseio.

Um dos maiores causadores de danos à tela de notebooks, é queda ou pancadas. Estes acidentes podem fazer a tela rachar, ou o display queimar. Um dos sintomas de display queimado, é a alteração na coloração da tela. Ela pode apresentar um borrão preto ou linhas coloridas. Nestes casos é quase certo que a troca da tela seja a única opção.

Outro problema que pode fazer a tela não ligar ou apresentar falhas, é o cabo flat, ou outros cabos internos. Quando danificados, eles fazem com que a tela apresente sérios problemas de desempenho. Para verificá-los, o ideal é que você procure uma assistência técnica.

Bateria descarregando rápido ou demorando para carregar

Uma das grandes vantagens de um notebook, é a facilidade de transporte. Para que isso seja possível, é necessária uma bateria, já que o aparelho ficará desconectado da tomada. Mas com o passar do tempo, a bateria dos notebooks pode apresentar falhas. Um dos sinais mais comuns de uma bateria desgastada, é o descarregamento rápido, e em contrapartida, a demora para carregar.

Cada bateria possui uma vida útil previamente estabelecida. Em média, a duração de uma bateria é de 300 a 500 ciclos, que é o período entre carga e descarregamento. Existem medidas que podem prolongar este tempo. Um fator que acelera a perda de vida de útil da bateria, é deixá-la descarregar completamente com muita frequência. Portanto, é necessário carregar o notebook sempre que o alerta de bateria fraca surgir na tela.

Problemas no teclado

O teclado costuma ser um problema frequente em notebooks. Dentre todas as falhas que podem ocorrer com o teclado, uma das mais frequentes é o derramamento de líquidos. Neste caso, a troca do teclado pode ser a única opção. Por isso, é necessário tomar muito cuidado ao fazer refeições enquanto estiver próximo a um notebook.

Outro causador de problemas no teclado, são vírus e malwares. Eles podem fazer com que o teclado se desconfigure, por exemplo, digitando sozinho, acrescentando letras e símbolos aleatórios, entre outros problemas. Para resolver, basta executar um bom antivírus que detectará e eliminará o problema.

Problemas no touchpad

Assim como o teclado, o touchpad também costuma apresentar falhas. O touchpad é o dispositivo de mouse embutido no notebook. Quando não funciona, pode ser quase impossível utilizar o aparelho. Mas muitas vezes a solução é simples. Uma alternativa é reiniciar o notebook. Caso o touchpad não volte a funcionar, aperte a tecla Fn, pois ela tem a funcionalidade de ligá-lo e desligá-lo.

Se acaso nenhuma das dicas surtir efeito, é hora de procurar uma assistência técnica.

Está com algum desses problemas em seu notebook? Procure um profissional qualificado para resolver os problemas de seu notebook em segurança. Entre em contato com a SimConserta e traga seu aparelho para que nós possamos ajudar.

Somos uma assistência técnica de TVs, computadores, videogames e eletrônicos em geral. A SimConserta está no Rio de Janeiro, e nosso laboratório fica situado em Nova Iguaçu. Contudo, possuímos serviço e busca e entrega do seu aparelho, basta nos consultar para maiores informações.

Por fim, se acaso preferir deixar seus eletrônicos pessoalmente em nossas mãos, nossos endereços são:

SimConserta Centro RJ

Rua da Quitanda, nº 19, Sala 205, Centro, Rio de Janeiro –
RJ

WhatsApp (21) 97000-3002

Telefone Fixo (21) 3844-2222A

SimConserta TV Duque de Caxias

Rua Ferreira Viana, nº 12 – Parque Duque, Duque de Caxias

WhatsApp (21) 97000-3002

Telefone Fixo (21) 3844-2222

SimConserta TV Nova Iguaçu

Av. Abílio Augusto Távora n 2348, Jardim Alvorada Nova
Iguaçu – RJ (Próximo à Faculdade UNIG)

Telefone Fixo(21) 3844-1111

Este post tem 4 comentários

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Ligue Agora!