(21) 97000-3002 | (21) 3844-1111 ou 3844-2222
Problemas comuns em videogames -Saiba como lidar com eles!

Problemas comuns em videogames -Saiba como lidar com eles!

Conheça agora os problemas comuns em videogames e veja como resolvê-los rapidamente!

Xbox e PlayStation podem ser os consoles mais populares do mundo, mas não pense que eles estão livres de problemas. Pelo contrário, usuários do mundo todo reportam constantemente erros em seus videogames. Porém, o lado positivo é que esses problemas geralmente podem ser resolvidos de forma simples e barata.

Videogame não liga ou desliga sozinho

Problemas de energia são um dos mais comuns em videogames. Alguns usuários relatam que seus consoles desligam diversas vezes durante os jogos. Outros relatam que o videogame não liga ao tentar ser iniciado. Portanto, ligar ou desligar o aparelho que apresenta estes problemas pode tirar do sério muitos usuários.

Em alguns casos, o problema pode estar ligado ao cabo de energia do videogame. Quando este cabo está com mau contato, por exemplo, o fornecimento de energia pode sofrer interrupções, causando desligamento brusco do videogame.

Por isso, verifique a integridade dos cabos que conectam o videogame à tomada, e se certifique de que estão em perfeito estado.

Em seguida, se acaso o problema não for resolvido, confira o disco rígido de seu videogame. Danos na peça podem prejudicar a inicialização do aparelho e comprometer ao sistema operacional. Para verificar o HD, primeiro se certifique de que o console está desligado, inclusive da tomada. Remova a tampa do compartimento do HD e confira se o mesmo está encaixado no local correto. Procure também por danos no corpo do disco rígido que possam explicar o mau funcionamento.

Videogame travando

Videogame travando na tela inicial ou atrasando durante o jogo, é outro problema que muitos usuários reclamam. No entanto, isso não é um problema muito sério e pode ser corrigido facilmente seguindo algumas dicas simples.

Primeiramente, reinicie seu console. Desligue o dispositivo, desconecte todos os cabos, aguarde dois minutos e, em seguida, ligue o console novamente para verificar se está funcionando corretamente.

Se acaso a causa dos travamentos for um problema de hardware, o conserto também pode ser simples. Neste caso, vale a pena procurar uma assistência técnica para realizar o diagnóstico e o reparo.

Superaquecimento

Jogos mais pesados e que exigem mais do processador, por consequência tendem a fazer com que o videogame esquente mais. Caso o sistema de refrigeração de seu aparelho estiver com problemas, seu videogame esquentará mais do que o necessários. Estas temperaturas mais altas são extremamente prejudiciais aos componentes internos do videogame.

Apesar de ser um problema com consequências sérias, não é difícil de resolver. Uma boa assistência técnica certamente saberá como realizar o reparo de forma efetiva e bem mais em conta do que seria a compra de um novo videogame.

Problemas no Wi-Fi

Problemas comuns em videogames também costumam atingir a rede sem fio. Jogos que demandam internet ou modos como multiplayer são impossíveis de serem jogados sem conexão.

Reinicie o roteador

Primeiramente desligue e religue o roteador. Tente novamente conectar a internet para se certificar de que o problema foi resolvido. Este passo dará uma nova reinicialização para todas as conexões. O próximo passo para restabelecer a conexão com a internet. Para isso, esqueça a conexão Wi-Fi no seu videogame e reconecte novamente.

Utilize o cabo ethernet

Se possível, esqueça a conexão via wi-fi e opte pela conexão via cabo ethernet, que é o cabo de rede que sai do roteador. Dessa forma, você não dependerá da conexão sem fio para ter acesso à internet em seu videogame.

Problemas de áudio e vídeo

Problema de áudio e vídeo é outro transtorno que os usuários enfrentam por diversos motivos. Muitas vezes o videogame liga, mas não mostra imagens, ou ainda pode ter imagens mas não reproduzir sons, por exemplo. 

Problemas com áudio e vídeo de videogame podem ter diferentes origens, como também diferentes soluções.

Verifique os cabos

Primeiramente, se certifique de que os cabos de áudio e vídeo de seu videogame estão em perfeito estado. Partes desencapadas, mau contato ou oxidação nas conexões podem fazer com que as funções de áudio e vídeo sejam comprometidas. Você pode ler mais sobre como solucionar problemas com cabo HDMI clicando aqui.

Verifique as configurações de seu videogame

Confira se todas as opções necessárias para vídeo e áudio estão ativadas.

Para usuários de Xbox vá em: Botão Xbox > Sistema > Configurações > Tela e som.

Para usuários de PlayStation: Configurações > Som e Tela > Configurações de saída de áudio/video.

problemas comuns em videogames

Problemas na leitura do disco

Reinicie o console

Primeiro, execute um ciclo de energia. Para fazer isto, desligue o console completamente e desconecte todos os cabos. Em seguida, pressione o botão liga / desliga por cerca de 30 segundos e deixe o console livre por 3 minutos. Agora conecte todos os cabos e ligue o videogame novamente e verifique se o problema foi resolvido.

Desinstale o jogo

Caso o problema esteja relacionado a algum jogo, ejete o disco e vá até o ícone na tela. Pressione o botão de opção no controlador e apague o jogo do disco rígido. E se o problema está acontecendo com qualquer jogo digital, desinstale e reinstale-o para resolver o problema.

Recrie a base de dados

Recriar a base de dados é uma outra opção para corrigir o problema. Para isso, primeiro desligue o console pressionando o botão liga/desliga por dois segundos enquanto ouve os dois sons do bipe. Em seguida, pressione o botão liga/desliga por 5 segundos para inicializar o console no modo de segurança. Agora conecte o controle com o videogame através do cabo USB e selecione a opção de reconstrução da base de dados e após, inicialize o sistema. 

Este é um passo útil que irá apagar tudo do console e precisará configurar novamente. Para inicializar o dispositivo às configurações de fábrica, escolha a opção Inicializar sistema > Restaurar configurações padrão.

Problemas de ejeção de disco

Enquanto alguns consoles ejetam o disco assim que são inseridos, em outros o disco não está sendo ejetado. 

Mude a posição do console

Mudar a posição do seu console pode fazer com que ele faça menos ruídos, ocupe menos espaço e evite problemas na ejeção de disco. Por isso, tente colocar o console na vertical, em vez de colocá-lo horizontalmente. Se necessário, procure um suporte para videogame à venda em lojas de informática.

Ejete o disco manualmente

A terceira solução que você pode tentar é ejetar o disco manualmente, caso não esteja ejetando via remota. Mas certifique-se de desligar o dispositivo completamente primeiro e desconectar todos os cabos antes disso. Após isso, vire o console de cabeça para baixo, retire a superfície com uma chave Phillips. Localize o parafuso para ejetar o disco. Conforme o parafuso é girado, o disco sairá manualmente.

Problemas no controle

Problemas comuns em videogames também podem acometer os controles ou joysticks, como também são conhecidos. Com o tempo eles apresentam falhas nos botões que podem travar prejudicando as partidas dos jogos. Para resolver o problema, tente primeiro carregar o controle. Em seguida reinicialize o controle, pressionando o botão embutido localizado na parte traseira do controle.

Porta do HDMI pode estar danificada

Para finalizar os problemas comuns em videogames, por último mas não menos importante, é a porta e cabo HDMI defeituosos ou danificados. Este é outro problema que não está relacionado ao software, mas pode estar relacionado a porta física onde o cabo é inserido. Às vezes, a porta HDMI pode estar danificada e/ou o cabo HDMI fornecido junto com o console não está funcionando corretamente. A porta HDMI com defeito pode dar origem a vários problemas, assim que perceber algo diferente na porta, tente executar o método abaixo.

Experimente utilizar outro cabo HDMI se acaso o cabo não esteja funcionando. Além disso, verifique tanto a porta quanto o cabo HDMI. Se algum dano estiver ocorrendo, entre em contato com a Sony se for usuário de Playstation ou com a Microsoft caso tenha um Xbox, e peça a substituição do cabo caso esteja na garantia.

Se acaso ainda estiver em dúvida sobre problemas comuns em videogames, entre em contato conosco e poderemos lhe ajudar.

Somos uma assistência técnica de TVs, computadores, videogames e eletrônicos em geral. Estamos situados no Rio de Janeiro, e nosso laboratório está situado em Nova Iguaçu. Contudo, possuímos serviço e busca e entrega do seu aparelho, basta nos consultar para maiores informações.

Por fim, se acaso preferir deixar seus eletrônicos pessoalmente em nossas mãos, nossos endereços são:

SimConserta Centro RJ

Rua da Quitanda, nº 19, Sala 205, Centro, Rio de Janeiro –
RJ

WhatsApp (21) 97000-3002

Telefone Fixo (21) 3844-2222

SimConserta TV Duque de Caxias

Rua Ferreira Viana, nº 12 – Parque Duque, Duque de Caxias

WhatsApp (21) 97000-3002

Telefone Fixo (21) 3844-2222

SimConserta TV Nova Iguaçu

Av. Abílio Augusto Távora n 2348, Jardim Alvorada Nova
Iguaçu – RJ (Próximo à Faculdade UNIG)

Telefone Fixo(21) 3844-1111

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Ligue Agora!